Use o ChatGPT Para Converter e Traduzir Suas Receitas Brasileiras

Use o ChatGPT - Imagem de uma receita de Bobó de Camarão e uma tela do chat que traduziu a receita.

Use o ChatGPT para divulgar suas receitas.

Não é difícil encontrar uma receita brasileira no YouTube e tentar reproduzi-la mesmo morando fora do Brasil apesar dos ingredientes estarem em pesos e medidas diferentes.  Quem nunca precisou recorrer à calculadora para compartilhar uma receita?

E quando a gente convida uma pessoa que não fala português, se encanta com uma iguaria que você preparou para aquele jantar especial e pergunta sobre os ingredientes ou até como é feito?

Tais tarefas podem ser realizada, em segundos, e gratuitamente, se você usar a ferramenta mais popular do momento que é o ChatGPT.

E se você quiser criar um vídeo noutro idioma para o seu canal? Produzir o vídeo, editar, criar a arte da capa, etc, também tomam tempo e se além disso você ainda precisar calcular e converter todos os ingredientes, criar um script para o vídeo é uma tarefa interminável.  Logo,  qualquer ajuda da Inteligência Artificial será sempre bem-vinda.

Essa história aconteceu ontem.  Uma pessoa citou uma amiga que dizia ter herdado um caderno de receitas que ganhou da avó e a tal amiga mencionou que queria produzir vídeos tutoriais na sua cozinha para, quem sabe, criar e monetizar um canal no YouTube.  Como ela fala bem o inglês acha ótima a ideia mas sabe que a conversão ou adaptação será um gargalo considerando o pouco tempo que tem disponível para uma produção desse material.

Eu perguntei se ela conhecia o ChatGPT, ela disse que sim mas desconfiava se a tradução seria confiável.  Eu expliquei que muito da exatidão das respostas dependeria de como o tal “PROMPT” for criado.  Afinal “todas as respostas existem, você só precisa encontrar as perguntas certas” , disse Tony Robins.

Além disso, vamos combinar que é muito mais simples e rápido revisar, conferir e corrigir um texto do que começar do zero.

E o que significa o PROMPT*?

Bem, eu já conhecia o termo mas ainda não tinha parado pra entender o significado de cada letra..  Quem me explicou foi um YouTuber especialista em IA, chamado Bruno Picinini (recomendo segui-lo).

Ele deu exemplos:

P = Persona: “Você é um especialista em marketing, redes sociais e psicologia humana”
R = Roteiro: “Quero ajuda para criar um roteiro para um reels no Instagram”
O = Objetivo: “O objetivo é chamar a atenção com uma história cativante e depois fazer uma chamada para se inscrever em nosso site no link do perfil”
M = Modelo: “Quero o resultado dividido em 8 até 10 slides com sugestões de imagens e design para cada um deles”
P = Panorama: “Meu cliente é um expert que vende cursos online e está com dificuldades em escalar seu curso para além dos 4 e 5 dígitos”
T = Tunar = Aperfeiçoar.  “Gostei, mas quero que troque a partir do slide 5 em diante com diferentes sugestões de imagens e cores”

* Essa sigla também tem outro significado no ramo do tratamento da fonética, o que não é o caso aqui.

Mas voltando ao Prompt.  Eu já fiz várias pesquisas usando mais ou menos essa linha de raciocínio mas de forma intuitiva.  Nem sempre é necessário seguir esse acrônimo. Foi o caso dessa consulta simples e rápida que eu fiz só para provar para aquela pessoa que é possível ter esse nível de respostas em menos de 10 segundos.  Sim, SEGUNDOS!

Busquei aleatoriamente uma receita no YouTube e essa me pareceu perfeita: Bobó de Camarão Simples e Delicioso. Eu copiei e colei a lista de ingredientes e esse foi o resultado da minha “conversa” com o ChatGPT:

A resposta serviu não somente para converter pesos e medidas e criar a lista de compras do supermercado em questão de segundos, O ChatGPT foi mais além:  me perguntou se eu queria que ele sugerisse um script para a produção do vídeo e eu aceitei e criei um tutorial mais detalhado para quem quiser.  É só pedir.

Simples não?

Gostou da dica? Já conhecia? Compartilhe sua experiência.  Temos muito que aprender com essa tecnologia para usá-la a nosso favor.

Até a próxima!

Publicado em: Jan 9, 2024